A aba 'Transformação de coordenadas' também pode converter as altitudes dos pontos em relação a referência usada (Ortométrica/Geoidal/Normal), para estas transformações foram adicionados os botões de conversão de altitude Ortométrica e conversão em Normal respectivamente. Para aprender a utilizar essas funções acesse: Transformação de Altitudes
Página inicial
Para estes, há uma maneira correta para se montar o arquivo, já que o TopoCalc reconhece eles de maneira específica. São aceitos pelo aplicativo os formatos:
Tipos de Arquivos Aceitos
Arquivos .csv são lidos da seguinte maneira: ID; DESCRIÇÃO; X; Y; Z onde cada dado deve estar ocupando suas respectivas células como no exemplo (arquivo .csv aberto como bloco de notas):
Arquivo .csv
Para arquivos .txt, devemos apenas separar os números por espaço, seguindo a ordem do tipo de arquivo, sem a necessidade de ID ou DESCRIÇÃO:
Neste caso, no formato X; Y; Z:
Arquivo XYZ.txt
Após importar o arquivo, selecione o sistema de referênica e coordenadas de destino e dê um 'Play'
Transformação das coordenadas
Para transformar coordenadas da própria rede topográfica UFPR, selecione o botão 'Importar coordenadas da Rede topográfica'. Após isso, deve ser selecionado um filtro de localidade, caso necessário, e escolhido os sistemas de referência de destino das coordenadas. Dessa forma, estaremos importando e transformando TODOS os pontos da rede topográfica do filtro aplicado
Também podemos usar pontos escolhidos por nós na rede, para isso acesse o CampusMap e através do botão, insira pontos no mapa e salve o desenho:
CampusMap
Selecionando Pontos da Rede Topográfica
Para salvar os pontos selecionados basta apertar no botão marcado, escrever o nome e formato do arquivo:
Salvando os Pontos Selecionados
Para carregar o KML que geramos basta apertar no botão marcado e selecionar o arquivo:
Carregando Arquivos
Com o arquivo carregado é possível linkar os pontos marcados com os pontos da rede topográfica com o seguinte botão:
Linkar Pontos
Pontos Linkados